O tratamento da diastase do reto abdominal pode ser feito de forma conservadora, ou seja exercícios físicos ou correntes de média frequencia, ou ainda com tratamento cirurgico (abdominoplastia).
As correntes Russa e Aussie são correntes que tem por finalidade contração muscular (fortalecimento), ambas tem praticamente o mesmo efeito, diferenciando-se apenas pela sensação referida pelos pacientes, onde a corrente Aussie mostra-se mais confortável que a corrente Russa mesmo quando é usada em maior intensidade.
Muitas vezes depois da gestação a paciente pode ser acometida pela diastase do reto abdominal, ou seja a abertura da musculatura abdominal, ocasionando uma significativa protusão abdominal, além do fator estético haverá maior probabilidade de lesões na região posterior do corpo devido a falta de sustentação da musculatura abdominal.
Segundo Resende & Montenegro (1982), O período do puerpério é variável, geralmente a recuperração se dá a partir da 6° semana pós parto, mas ainda podemos dividir este período em pós parto imediato (do 1º ao 10º dia), pós-parto tardio (do 10º ao 45º dia) e pós parto remoto (além do 45º). Superficialmente, os retos abdominais tem como funções flexionar e apoiar a coluna, sustentar os orgãos, auxiliar na expiração forçada, etc.
Os fatores que predispõem uma mulher grávida para uma diástase do reto abdominal são usualmente: obesidade, um bebé grande, excesso de líquido amniótico e abdominais fracos antes da gravidez. Os sintomas mais comuns são dores na zona lombar, nádegas, coxas e uma protuberância no meio do abdómen quando se senta ou está de pé.
A diástase pode ser de duas formas,aquela que se estende acima e abaixo do umbigo, ou apenas abaixo do umbigo, a separação formada pelo músculo não oferece perigo, em relação a saída das víceras, e é importante saber que mesmo após a reabilitação ainda haverá uma pequena separação, porém é muito importante que esta musculatura esteja forte.
A diástase pode ser de duas formas,aquela que se estende acima e abaixo do umbigo, ou apenas abaixo do umbigo, a separação formada pelo músculo não oferece perigo, em relação a saída das víceras, e é importante saber que mesmo após a reabilitação ainda haverá uma pequena separação, porém é muito importante que esta musculatura esteja forte.
Já foi observada grande satisfação em relação ao resultado dessas correntes para o tratamento desta disfunção muscular. Os objetivos da técnica incluem: manter a qualidade e quantidade do tecido muscular, recuperar a sensação de tensão muscular, aumentar ou manter força muscular, e estimular o fluxo de sangue no músculo. O aumento da força muscular com eletroestimulação pode ser alcançada em pouco tempo e este fortalecimento se dá artificialmente (Camargo et al, 1998; Hoogland, 1988).
Deve-se tomar cuidados especiais com fortalecimento exessivo das musculaturas que circundam o reto, sendo assim não deve-se utilizar exercícios que envolvam rotação do tronco, levantamento de pernas e estiramento lateral.
O tipo de abdominal mais indicado pra esta disfunção é aquele que utiliza toalha como suporte pois assim estabilizamos os músculos e não utilizamos a musculatura lateral. Postarei um vídeo em seguida para que possam visualizar melhor o exercício.
A diastase pode ser completamente corrigida pela abdominoplastia, onde ocorrerá a sutura de toda musculatura abdominal, porém este procedimento só é recomenndado para pacientes que não querem ou não podem mais ter filhos, pois além do rompimento das suturas a criança corre o risco de não de desenvolver corretamente devido a falta de espaço para seu crescimento.
BOA TARDE, FORAM MUITO ESCLARECEDORAS ESSAS INFORMAÇÕES SOBRE DIÁSTASE, PORÉM GOSTARIA DE SABER QUAL EXERCÍCIO POSSO FAZER PARA PERDA DE PESO PARA DEPOIS FAZER A CIRURGIA, TENHO 35 ANOS, E DUAS FILHAS UMA DE 13 OUTRA DE 7 DESCOBRI A DIASTASE APÓS UNS 3,5 DA SEGUNDA GRAVÍDEZ, TIVE Q FAZER UMA CIRURGIA DE HÉRNIA, MAS NÃO CONSIGO EMAGRECER, MEU MÉDICO NÃO QUER ME OPERAR, PODE ME AJUDAR, MORO NO INTERIOR DO RIO DE JANEIRO, NUMA CIDADE CHAMADA VOLTA REDONDA; ESTOU SENTIDO FORTES DORES ABDOMINAIS, DORES NOS QUADRIS, DIFUCULDADE PARA DORMIR, SEM POSIÇÃO, POIS O ABDOMEM FICA MUITO DOLORIDO. OBRIGADA PELA ATENÇÃO.
ResponderExcluirOi, para emagrecer o ideal é a combinação entre atividade física, estética e dieta, caso você esteja com o IMC muito elevado o ideal é que inicie com atividades de baixo impacto para preservar as articulações (caminhada, hidroginástica, natação), os melhores tratamentos para redução de gordura corporal ao meu ver são eletrolipólise, carboxiterapia, cavitação, crioterapia, porém só podem ser iniciados após uma avaliação prévia, para a dieta recomendo procurar um nutricionista.
ExcluirSem querer diminuir as capacidades dos fisioterapeutas, profissão na qual me incluo, se a vontade é perder peso e voltar a estar em forma e com uma silhueta tão apelativa, ou melhor que a pré mamã, então recomendo a procura de um profissional de desporto para a guiar nesse processo, que sem dúvida está mais bem preparado para a acompanhar.
ExcluirOla Amaniu. Gostaria de saber onde encontro este tratamento no Rio. Obg. Aline
ResponderExcluirOlá Aline, Você deve procurar clínicas de Fisioterapia Dermato-Funcional, e saber se existem os tratamentos indicados, com certeza você vai encontrar, Quando cursei a especialização tive alguns professores do RJ, um deles é o melhor do Brasil em Tratamentos com Corrente Russa, Fábio Borges, mas não tenho endereço nem telefone, recomendo procurar no google, bju, espero que tenha ajudado!!!
ExcluirTrabalhar com Corrente Russas?? Porque não fazer mesmo actividade física direccionada? A meu ver melhor que utilizar correntes, quer por questões de saúde física, quer psicológica...
ExcluirBom dia! Gostaria de saber como meu caso pode ser resolvido, com cirugia ou tratamento pois antes de engravidar eu não tinha barriga nem flacidez engordei 23kg da gestação e fiquei com diástase de 1 dedo de espessura. Meu filho ja tem 1 ano e 3 meses. E agora depois de tanto tempo passado o que fazer? Obrigada BRENDA
ResponderExcluirOi Brenda, Oi, Como já falei acima tem sim como melhorar a aparência da diástase com atividade física e tratamentos estéticos, (ler artigos acima) Você deve procurar uma clínica especializada em fisioterapia dermato-funcional, caso o tratamento não lhe traga resultado satisfatório, a solução é abdominoplastia corretiva com sutura do reto abdominal. Dizer que o seu caso é reversível não é possível sem avaliação prévia.
ExcluirDiástase de um centímetro não é anormal, nem deve ser encarado como um problema, quanto à flacidez abdominal, o truque é mesmo fazer actividade física. A abdominoplastia é uma intervenção cirurgica invasiva e os riscos de ficar com aderências e marcas coloides são um factor a considerar.
ExcluirA actividade física, além dos benefícios estéticos, tem ainda maiores benefícios ao nível da saúde em geral.
Procura um bom personal trainer e siga para a luta ;)
Ha uns quinze anos suturei o musculo do abdomem, porem atualmente, embora tenha aumentado o peso em apenas tres quilos, meu abdomem acima do umbigo esta flacido, gostaria que m explicasse a razáo ou o que poderia ser feito para pelo menos melhorar a aparencia, por favor.
ResponderExcluirHa uns quinze anos suturei o musculo do abdomem, porem atualmente, embora tenha aumentado o peso em apenas tres quilos, meu abdomem acima do umbigo esta flacido, gostaria que m explicasse a razáo ou o que poderia ser feito para pelo menos melhorar a aparencia, por favor.
ResponderExcluirExistem 02 tipos de flacidez que podem estar ocasionando o seu problema, não tem como definir sem avaliação prévia, necessita visualização e toque da região afetada, mas posso dizer desde já que para todo tipo de flacidez há tratamento, caso sinta que está com a pele flácida, isso pode ser corrigido com a carboxiterapia ou radiofrequência, se o problema for de origem muscular, a corrente russa ou até mesmo atividades de estímulo muscular do reto abdominal podem solucionar seu problema. Espero que tenha ajudado : )
ExcluirOlá Amaniu, gostaria de saber se o meu caso tem solução tive diastese de reto abdominal na minha ultima gravidez, fiz laqueadura e isso já se passou 3 anos e 3 meses. Sou magra mas a barriga fica horrível, diga-me se tem solução por favor.
ResponderExcluirOi, Como já falei acima tem sim como melhorar a aparência da diástase com atividade física e tratamentos estéticos, (ler artigos acima) Você deve procurar uma clínica especializada em fisioterapia dermato-funcional, caso o tratamento não lhe traga resultado satisfatório, a solução é abdominoplastia corretiva com sutura do reto abdominal. Dizer que o seu caso é reversível não é possível sem avaliação prévia.
ExcluirBom dia , acho que tenho essa diastase pois faço dieta, faço musculaçao , aerobico e nada acaba com esse volume abaixo do umbigo, que fica tipo estufado, tenho 28 anos e nao tenho filhos , á oito anos atraz tive um aborto, qual melhor tratamento e qual medico procurar?
ResponderExcluirOi, Indico procurar inicialmente um fisioterapeuta dermatofuncional em sua cidade, ele irá orienta-la quanto a resolução do seu problema, caso realmente tenha diástase abdominal recomendo corrente russa e carboxiterapia.
ResponderExcluirUma Diástase de 4,5cm é possível corrigir apenas com fisio ou é necessário cirurgia?
ResponderExcluirOlá .. fiz duas cesarianas e após a segunda percebi uma elevação em toda região abdominal, isto já tem quase 4 anos. Neste tempo, é bem verdade que ganhei uns quilinhos mas noto que esta barriguinha não se resume apenas a uma gordurinha extra, há por trás desta como se uma musculatura alta. Fico pensando que seja a tal diastase, porém tenho dúvidas pois a partir do li fale-se de uma flacidez abaixo do umbigo, o q não é muito meu caso. O que tenho é uma barriga, mais ou menos durinha, que mais parece que estou gravida de pouco meses. O que você acha? Sera que posso voltar ao normal com exercícios e alguns tratamentos estéticos? Quais os mais indicados?
ResponderExcluirTenho esse mesmo problema, gostaria de saber se consigo a correção sem a abdominoplastia..
ExcluirDescobri que tenho DRA e pesquisando sobre o caso descobri o tratamento com a técnica Tupler (Diastase Rehad Split). Essa técnica é eficaz??
ResponderExcluirOlá, tenho diástase abdominal pós parto e gostaria de saber se posso engravidar novamente antes de fazer o tratamento ou tenho que tratá-la antes. Obrigada! Jaqueline.
ResponderExcluiroi eu tenho emcima do ubigo tipo uma pele engiada aconteceu isso depois da gestação e como a figura acima eu deito e n vejo meu ubigo so q eu n gostaria de faze cirurgia tem outra forma pra elimina
ResponderExcluirBom Dia.
ResponderExcluirDescobri que tenho uma diastase de reto abdominal de 07cm, pretendo ter outro filho, então no momento não penso na cirurgia.
No entanto a questão estética me incomoda muito, ainda pareço gravida e meu bebê já vai completar 1 ano. Quero saber se é possível um bom resultado apenas com fisioterapia já que a minha diastase é grande.
A Fisioterapia sem dúvida que é um bom auxiliar na recuperação da diástase pós-parto, mas a actividade física orientada por um bom profissional de desporto trará resultados mais duradouros, inclusivé ajudarão a ter um período gestacional com menos dor lombar e menos edema periférico (pernas inchadas). Já durante o parto, caso este seja via vaginal, a expulsão do bebé será mais rápida, menos dolorosa para a mãe e menos stressante para o bebé.
ExcluirOlá! Tenho um filho de 16 anos, e até uns seis meses atrás nunca tinha ouvido falar em diastase... fiz o teste e tenho o distanciamento dos músculos. Devo procurar um profissional, mas antes disso gostaria de saber... Depois de tanto tempo ainda tem como tratar com exercícios físicos?
ResponderExcluirBoa tarde
ResponderExcluirQual especialidade cirúrgica devo procurar para corrigir a diastade.
Meu caso já é cirúrgico
Meu convenio só cobre o cirurgião torácico ou o geral
Não pode ser cirurgião plástico
Obrigada
Cláudia Magalhães
Boa tarde
ResponderExcluirQual especialidade cirúrgica devo procurar para corrigir a diastade.
Meu caso já é cirúrgico
Meu convenio só cobre o cirurgião torácico ou o geral
Não pode ser cirurgião plástico
Obrigada
Cláudia Magalhães
olá boa noite tenho 25 anos e tive uma gravidez gemelar,e elas ja tem 1 ano e 7 meses e minha barriga ainda continua inchada e um pouco flacida abaixo do umbigo também saiu estrias no local flácido será que só exercicio físico ajuda nesse caso ou teria que ter uma intervenção cirurgica .desde já obrigada
ResponderExcluirComo descubro que tenho diastase? Ultrassonografia?
ResponderExcluir