segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Mantus e Heccus

Os aparelhos de Manthus e Heccus tem sido um dos maiores motivos de questionamento dos meus pacientes, achei que seria legal passar informações confiáveis e corretas para vcs!!!!!!!!!
Ambos os aparelhos tratam-se de ultrassom tripolar (ou seja 3 era's) de 3 Mhz ( não alcança camadas profundas como músculo e osso, porém podem chegar até a 4 cm da camada adiposa), tem por objetivo eliminar gordura localizada, fibro edema gelóide (celulite) e promover drenagem linfática, porém há poucas  diferenças entre eles que precisam ser resaltadas.

O ultrassom do Manthus e Heccus provoca o esvaziamento dos adipócitos, ou seja, das células de gordura, diminuindo as mesmas em tamanho. Também é utilizado após procedimentos médicos, bem como cirurgias plásticas, lipoaspiração, muito eficaz no pré e pós operatório das mesmas. É contra-indicado para gestantes, infecções bacterianas em tecidos que estejam se dividindo rapidamente(tumores, câncer e etc...), adolescentes, portadores de marca-passos diminuição da sensibilidade e prótese metálica .
Existem duas formas de aplicação: Na primeira o cabeçote é aplicado diretamente sobre a pele, usando apenas o gel para meio de condução em movimento contínuo e lento; a outra é por meio de eletrodos passivos colocados próximo da região a ser tratada, associado com uso de princípios ativos, deve ser utilizado por um período máximo de 20 min. em cada região, o tempo é cauculado por uma fórmula que envolve o tamanho do cabeçote e a extensão da área a ser tratada.  
Tempo de aplicação = Área de tratamento em cm
                                                ERA                                         
O HECCUS é um moderno equipamento computadorizado destinado à terapia por ultrassom, terapia por correntes de média freqüência (Corrente Aussie), terapia combinada (ultrassom e corrente Aussie e ultrassom e corrente polarizada).

A corrente aussie é uma moderna corrente australiana que promove fortalecimento muscular de forma mais efetiva porém menos desconfortável que a corrente Russa, esta corrente pode ou não ser associada ao tratamento com US, além disso  este aparelho tem maior capacidade de gerar calor, oque é controlado através de um sistema que não deixa que o equipamento ultrapasse 41°, sendo assim não causa queimaduras.
 O Manthus é um aparelho de tecnologia super avançada porém a corrente que é emitida por ele ( correntes estereodinâmicas) funcionam apenas para melhorar a penetração da onda ultrassonica, não atuando assim na tonificação muscular.
 As correntes estereodinâmicas aceleram o sistema linfático, removendo a gordura e as toxinas que foram expulsas com a realização do US. As correntes polarizadas permitem com que o aparelho, realize a introdução de princípios ativos (melanges) específicos para redução de gordura localizada e celulite.
OBS: É Importante saber que nenhum dos equipamentos citados acima causa flacidez, ao contrário o Heccus ajuda a trata-la como já foi citado acima!!!!!!!!!!

Manthus

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Carboxiterapia aquecida combate celulite, flacidez e rugas.wmv

Carboxiterapia no Tratamento do Fibro edema gelóide "CELULITE"

Por se tratar de um distúrbio estético de etiologia multifatorial, vários são os tratamentos propostos para a celulite, envolvendo uma equipe multidisciplinar, onde os bons resultados são obtidos quando os procedimentos e recursos são perfeitamente integrados.
Nesse contexto, tem-se a Carboxiterapia, método novo e promissor . A técnica é definida como a administração terapêutica do anidro carbônico (também denominado gás carbônico ou CO2) através de injeção hipodérmica no tecido subcutâneo diretamente nas áreas afetadas .
A administração do CO2 pela via subcutânea tornou-se terapêutica freqüente na Europa desde os anos 30, principalmente na Itália e na Franca, o que colaborou para popularização do método a criação das Sociedades Italiana e Americana de Carboxiterapia as quais elaboraram estudos confirmando o método no tratamento das arteriopatias periféricas, bem como introduziu a terapêutica nas disfunções estéticas. 
O mecanismo de ação do gás carbônico é, sobretudo, na microcirculação vascular do tecido conectivo, promovendo uma vasodilatação e um aumento da drenagem veno-linfática, com a vasodilatação, melhora-se o fluxo de nutrientes, entre eles, as proteinases necessárias para remodelar os componentes da matriz extracelular e para acomodar a migração e reparação tecidual. 
Outros mecanismos de atuação incluem fratura direta da membrana adipocitária e alteração na curva de dissociação da hemoglobina com o oxigênio (efeito Bohr), promovendo assim uma verdadeira ação lipolítica oxidativa. Esta ação lipolítica oxidativa atua diretamente na etiologia da celulite, quebrando o círculo vicioso que envolve alteração bioquímica do interstício (aumento de viscosidade), estase vênulo-capilar com hipo-oxigenação e conseqüente sofrimento do adipócito, levando a lipogênese e hipertrofia.
Especialistas da área afirmam que não existem muitas contra-indicações e que também não existem importantes reações adversas sistêmicas descritas sendo, portanto, um método seguro, de fácil execução e amplamente utilizado na Europa, México e EUA.
Para o tratamento desta "patologia", deve-se realizar infusões a cada 07 dias, antes disso o efeito do tratamento será menos eficaz, pois não dará ao corpo o intervalo necessário para que o remodelamento tecidual ocorra.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Fibro edema Gelóide (celulite)


O termo "celulite" foi primeiro usado na década de 1920, para descrever uma alteração estética da superfície cutânea. Desde então alguns termos são utilizados para designá-la, na tentativa de adequar o nome a características histomorfológicas encontradas: lipodistrofia localizada, fibro edema gelóide, hidrolipodistrofia ginóide, paniculopatia edemato-fibroesclerótica e paniculos , lipoesclerose nodular, lipodistrofia ginóide. Contudo, a denominação fibro edema gelóide (FEG) tem-se demonstrado como o
conceito mais adequado para descrever o quadro historicamente conhecido e erroneamente denominado de celulite (GUIRRO & GUIRRO,2004)
De acordo com Guirro (1996) o fibro edema gelóide, mais conhecido como celulite é definido como um conjunto de desordens que ocorrem no tecido conectivo cutâneo e subcutâneo, tem origem multifatorial manifestando-se na pele, originando a aparência  de "casca de laranja".
Tenho observado que esta é uma das principais queixas das pacientes que tenho atendido no meu dia a dia, mas esta insatisfação não se limita a cidade de João pessoa, ví que é um problema que acomete as mulheres de todo o mundo moderno, devido a vida corrida que levamos não temos mais tempo nem vontade de ter uma alimentação saudável, praticamos pouca ou nenhuma atividade física, e passamos o dia todo comprimindo nossos corpos dentro de roupas super apertadas, oque facilita o surgimento de muitas "deformidades" dermicas.
 Histologicamente afirma-se que o fibro edema gelóide é uma infiltração edematosa do tecido conjuntivo subcutâneo, sem origem inflamatória, seguida de polimerização da substância fundamental que, infiltrando-se nas tramas, produz uma reação fibrótica consecutiva.

O Fibro Edema Gelóide possui quatro distintos estágios:
  1. Congestão: Caracteriza-se pela diminuição da microcirculação venosa e linfática, onde os vasos se dilatam e o sangue permanece alojado mais tempo que o habitual
  2. Infiltração: A estase venosa e a vasodilatação tornam a parede dos vasos venosos e linfáticos mais permeáveis, deixando sair um líquido rico em sódio e mucopolissacarídeos para o exterior
  3. Fibrosa: Devido à estase circulatória, ocorre uma transformação do líquido seroso em uma substância gelóide
  4. Esclerose: Proliferação da substância fibrosa na derme e hipoderme e organização de fibrilas túrgidas. Forma-se redes que englobam células adiposas, vasos venosos, linfáticos e nervos, dificultando as trocas nutricionais.
Sugestão de tratamento: Mantus ou Heccus, Drenagem linfática Manual e Carboxiterapia.
Dúvidas sobre os tratamentos comentem!!!!!!!!!!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A Fisioterapia Dermatofuncional.....


A fisioterapia dermato me completa, me orgulho em poder proporcionar as minhas pacientes a alegria de estar de bem com o espelho e com a saúde recuperada, Pois é Dermatofuncional não se resume a estética, muitas vezes temos que recuperar o aspecto geral da vida daquela pessoa que nos procura apenas com um "probleminha" de retenção hídrica, fibro edema gelóide ou até aquela famosa adiposidade localizada, quando resgatamos o amor próprio das pessoas  recuperamos também a saúde mental de algumas delas, Além de incentivar a prática de atividade física até minimizar quadros álgicos decorrentes de afecções dermatológicas.
Tenho Orgulho de ser Fisio e ainda mais em ser Dermatofuncional!!!!!!!!!!!